No Poo e Low Poo

no low poo 1

VOCÊS SABEM O QUE É A TÉCNICA DO NO POO E LOW  POO?

Se você é uma cacheada provavelmente você já escutou falar sobre essa técnica. O No Poo não utiliza-se shampoo para lavar os cabelos, já o Low Poo o shampoo é utilizado porém desde que seja livre de sulfato, são usados produtos com formulação mas suave que não agrida o cabelo e que mantenha a hidratação dos fios.

A técnica começou a ser muito utilizada pelas americanas e foi amplamente divulgada por meio do livro “Curly Girl”, escrito por Lorraine Massey.

no low poo

A técnica é indicada especialmente para os cabelos cacheados, por serem mais ressecados e frágeis, já que a oleosidade do couro cabeludo não é distribuído por todo o cabelo devido sua forma em espiral. No caso dos cabelos lisos, o óleo produzido na raiz rapidamente está em toda a extensão da fibra capilar.

O principal “culpado” pela condenação dos xampus é o lauril éter sulfato de sódio, presente em praticamente todos os produtos, e que limpa os fios removendo a sujeira e a oleosidade. Para os adeptos das técnicas No Poo e Low Poo, a substância ressaca demais os cabelos.

NO POO

Na técnica do No Poo, corta-se totalmente o uso do sulfato como também o uso de todos os produtos insolúveis em água, que grudam nos fios de cabelo como silicones, óleo mineral e parafina.

Fica a pergunta, mas se não posso usar shampoo como lavar meu cabelo?

Existem duas maneiras de lavar os fios: Utilizar receitas caseiras para limpeza dos cabelos ou comprar produtos higienizadores que não contém o sulfato como surfactante.

LOW POO

No Low poo admite o uso do sulfato “leve”, porém a  recomendação é usar (somente) a cada 15 dias um produto com sulfato para retirar algum resíduo de substância insolúvel que foi utilizada nos fios.

no e low poo

SUBSTÂNCIAS NÃO LIBERADAS:

Silicones Insolúveis: Trimethylsilylamodimethicone, Amodimethicone, Cyclopentasiloxane, Cyclomethicone, Dimethicone, Cetyl Dimethicone, Cetearyl Methicone, Dimethiconol, Stearyl Dimethicone, Phenyl Trimethicone, Simethicone, Polydimethylsiloxane, Methicone, Dimethylpolysiloxane.

Óleos Minerais: Petrolatum/petrolato, Mineral Oil/óleo mineral, Parafinum Liquid/parafina líquida, Vaselina, isoparafina e isododecane.

Sulfatos Fortes: Sodium Laureth Sulfate, Sodium Myreth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate, Ammonium Lauryl Sulfate, Ammonium Laureth Sulfate, Sodium C14-16 Olefin Sulfonate, TEA Lauryl Sulfate, TEA-dodecylbenzenesulfonate, Sodium Alkylbenzene Sulfonate, Ammonium or Sodium Xylenesulfonate. (Evitados no No e Low Poo)

SUBSTÂNCIAS LIBERADAS PARA LOW POO:

Sulfatos Fracos: Sodium Cocyl Isethionate, Sodium Lauryl Sulfoacetate, Sodium Socoyl (or lauryl/lauroyl) Sarcosinate, Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate, Dioctyl Sodium Sulfosuccinate, Sodium Lauryl Glucose Carboxylate, Methyl Cocoyl or Lauryl Taurate – mild, derived from coconut fatty acids, Sodium Cocoyl Glycinate. (Esporadicamente utilizados do Low Poo)

Substância “mágica” que limpa as silicones insolúveis sem agredir muito o cabelo:
Cocoamidopropyl betaine. Também pode ser encontrado como: Cocobetaine , Cocamidopropyl Betaine, Cocabetaine e cocoamphopropionate.

A lista de substâncias liberadas e não liberadas foram retiradas do vídeo da Mari Morena, que na minha opinião é a pessoa que mais conhece a técnica do No e Low poo.

LEIA TAMBÉM:

blog mimos de girl

Anúncios

4 comentários sobre “No Poo e Low Poo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s