Roupas de Papel

À primeira vista, as criações da artista plástica belga Isabelle de Borchgrave, parecem saídos de um museu da moda, vestidos feitos de materiais caros como sedas, veludos, adamascados e etc. Mas, pasmem, é tudo feito de papel.
Isabelle é uma pintora, mas ao fazer roupas de papel para seus filhos, descobriu a versatilidade do material, que podia ser pintado, colado, rasgado e amassado, então começou a criar peças que são verdadeiras esculturas. Seu talento como pintora não foi deixado para trás, pois ela usou técnicas da pintura  para criar efeitos e texturas de tecidos luxuosos.
Mas não é só a capacidade dela de transformar papel em itens de vestuário, mas também a sua atenção aos detalhes, antes de começar a trabalhar em um projeto, Isabelle faz uma pesquisa minuciosa para evitar erros na história da moda. Ela e sua equipe se voltam para uma coleção de cerca de 4.000 livros para encontrar todos os estilos da moda na história e garantir que eles recebam tudo certo. Então, com a ajuda de três estilistas, o artista tenta criar um padrão, e às vezes tem de interpretar determinados projetos, como as costas dos vestidos, bonés e sapatos, que não são visíveis nos documentos recebidos dos museus. Depois que criar um modelo de protótipo do vestido certo que eles estão buscando, Isabelle pinta o papel e, juntamente com sua equipe, começa a ruir, rasgando, e dobrar o papel. Fazendo os vestidos, juntamente com acessórios como perucas, sapatos, bolsas, jóias, leva entre quatro e oito semanas.
Em 1994, ela conheceu a figurinista canadense Rita Browne e passaram a criar peças magníficas abrangendo 300 anos de história da moda. Cada detalhe é minuciosamente criado em papel, até as delicadas rendas. Um trabalho realmente fantástico.
Anúncios

4 comentários sobre “Roupas de Papel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s